Pousada Barão de Forrester: o Douro como anfitrião

Depois de ter encerrado em 2012, voltou a abrir ao público no Verão deste ano, totalmente renovada. A Pousada Barão de Forrester é a única Pousada de Portugal na região Demarcada do Douro e, a partir do centro de Alijó, permite-nos descobrir as maravilhas desta região, berço do vinho do Porto.

A Pousada Barão de Forrester deve o seu nome a Joseph James Forrester, empresário inglês, radicado em Portugal durante o século XIX e que recebeu o título de Barão, pela sua dedicação ao estudo e valorização do Douro e do Vinho do Porto. As obras de requalificação vieram dar à pousada um ambiente mais contemporâneo, mas mantendo esta ligação histórica ao Douro, que se revive em cada pormenor da pousada.

E a gastronomia desempenha aqui um papel fundamental, na valorização das raízes durienses deste espaço. O Restaurante do Barão é um ponto de encontro com os sabores do Douro, com a frescura e qualidade da carne, com o fumeiro, os legumes e, acima de tudo, com os vinhos, néctares emblemáticos da mais antiga região demarcada do mundo.

E esta localização privilegiada, no coração do Douro Vinhateiro, faz da Pousada Barão de Forrester um ponto de partida ideal para descobrir esta região. As quintas produtoras de Vinho do Porto, os Museus do pão e do Vinho de Favaios, do Douro e de Arte do Côa ou os Parques Naturais do Alvão e do Douro Internacional, há todo um património à sua espera, com o rio Douro como anfitrião.

Fotos: Pousada Barão de Forrester