Pousada do Crato: o Alentejo entre o passado e o presente

Em pleno Alto Alentejo, no antigo Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, a Pousada do Crato é o século XIV servido com o conforto do século XXI. A história continua lá, na arquitectura ou na atmosfera que se respira em cada divisão e o hóspede pode assistir a tudo isto, na primeira fila, confortavelmente instalado.

Um paço acastelado gótico, uma igreja gótica manuelina e ainda compartimentos conventuais renascentistas, três edifícios distintos, construídos em épocas distintas e que se conjugam perfeitamente nesta Pousada. Ao todo são 24 quartos distribuídos por esta autêntica viagem no tempo. Seja na torre do mosteiro, na zona do convento ou na parte nova e mais contemporânea da Pousada, todos os quartos aliam o charme da história ao conforto e à comodidade da hotelaria moderna.

No exterior, existe uma piscina, com um terraço soalheiro, que oferece aos hóspedes uma vista privilegiada sobre a planície alentejana. E não podia faltar a gastronomia, a tradicional alentejana, servida no restaurante da Pousada. Pezinhos de coentrada, ensopado de borrego ou coentrada de cação, sempre acompanhados pelo vinho da Região do Alentejo.

E depois há toda uma região para descobrir. Pode fazê-lo por sua iniciativa ou aproveitar os vários roteiros que tem à sua disposição. A título de exemplo, o programa Alentejo Original propõe-lhe toda uma série de experiências, a partir das Pousadas de Portugal. Neste caso e num roteiro de três dias com base na Pousada do Crato, pode fazer uma visita guiada por todos os pontos importantes de Portalegre, descobrir uma das mais belas localidades do Alentejo, no trilho por Cabeço de Vide, e terminar o dia com um verdadeiro petisco alentejano. E antes de embarcar nesta aventura, é recebido na Pousada com uma trilogia de doces conventuais. E só isto já vale a pena.

Foto: Pousadas de Portugal