Docapesca desafia alunos de hotelaria a criarem um fishburguer gourmet

No âmbito da valorização do pescado nacional, a Docapesca lançou o projecto Fish Gourmet, um desafio culinário feito aos alunos das escolas de hotelaria, com o objectivo de promover os benefícios da utilização da cavala, espécie abundante na costa portuguesa, de baixo valor comercial e rica em ómega 3.

O desafio consiste na criação de um fishburguer gourmet de cavala, em que os alunos terão que enviar uma ficha técnica da receita, com a indicação do valor nutricional (incluindo a quantidade de ómega 3), das quantidades de cada ingrediente utilizado e do custo monetário por pessoa, que não deverá ultrapassar os dois euros.

A apresentação da receita deve ser apelativa, passível de ser produzida e embalada industrialmente como ready-to-eat e deve ser ainda acessível, quer do ponto de vista da relação qualidade/preço, quer da preparação e confecção em casa.

A final desta acção será realizada em Lisboa, num dos dias do evento Peixe em Lisboa 2015, onde estarão presentes os três finalistas a nível nacional. O vencedor desta iniciativa será premiado com um estágio de três meses com um chefe de renome nacional e a respectiva escola de hotelaria recebe um prémio em material/produtos.

Calendário da iniciativa:

  • 19/10/2014 – Lançamento da iniciativa.
  • 01/11/2014 – 28/02/2015 – Criação e envio das receitas por parte dos alunos.
  • 01/03/2015 – 20/03/2015 – Avaliação das receitas pelo júri e selecção dos semifinalistas.
  • 21/03/2015 – Anúncio aos semifinalistas, indicando o local, data e hora da realização das semifinais.
  • 28/03/2015 – Realização das semifinais e nomeação dos três finalistas, sendo anunciado o local, data e hora das finais.
  • Abril 2015 – Realização das finais e nomeação dos vencedores (no âmbito do evento Peixe em Lisboa).
  • Junho 2015 – Agosto 2015 – Realização dos estágios junto dos chefes.

Foto: Docapesca – Portos e Lotas S.A.